MODALIDADES DO AEROMODELISMO


Categoria F1 - Vôo Livre

Vôo durante o qual não existe nenhuma ligação entre o aeromodelo e o concorrente, ou seu ajudante. São somente permitidas funções de rádio controle quando especificamente referidas nas regras para determinada classe.

Está dividida em:


Categoria F2 - Vôo Circular Controlado

Vôo durante o qual o aeromodelo é aerodinamicamente manobrado por superfícies de controle, em altitude e atitude, por um piloto no chão, por meio de um ou mais cabos não extensíveis, diretamente ligados ao aeromodelo. Podem ser usados sistemas nos quais os fios ou cabos de controle são mantidos na mão ou conectados a um pivô central. Nenhum outro meio de controle do modelo ou motor pode ser usado durante a decolagem e vôo, exceto o exercido pelo piloto através dos cabos ou cabo.

Está dividida em:

Nacionais:

Categoria F3 - Rádio Controle

Vôo durante o qual o modelo é aerodinamicamente controlado por superfícies de controle em atitude direção e altitude, pelo piloto estando no solo, usando rádio controle.

Está divida em:

Nacionais:

Categoria F4 - Escala

Um modelo em escala é uma reprodução reduzida de um aeronave mais pesado que o ar concebido para transportar um ser humano.

Divide-se em:

Nacionais:


Fonte: COBRA - Confederação Brasileira de Aeromodelismo